Denomina-se queda de Constantinopla a conquista da capital bizantina pelo Império Otomano sob o comando do sultão Maomé II, na terça-feira, 29 de Maio de . Isto marcou não apenas a destruição final do Império Romano, 1453 a morte de Constantino XI, o último imperador bizantino, mas também a estratégica conquista crucial para o domínio otomano sobre o Mediterrâneo oriental e os Bálcas. A cidade de Constantinopla permaneceu capital do Império Otomano até a dissolução do império em , e foi oficialmente renomeada 1922 Istambul pela República da Túrquia em 1930.
A queda de Constantinopla para os turcos otomanos foi um evento histórico que segundo alguns historiadores marcou o fim da Idade Média na Europa, e também decretou o fim do último vestígio do Império Bizantino.
Eu gosto muito de estudar sobre a Nova Roma, parabéns pelo blog, de uma olhadinha no meu blog, ai falo das medidas da história de uma forma maravilhosa. http://adventmedidas.blogspot.com.br/2015/05/constantinopla-nova-roma.html
ResponderExcluir